Tuesday, December 12, 2006



Estudo baseado no capítulo 50 da Teologia Sistemática de Wayne Grudem - James Padley - Aula no Treinamento AIR



A Ceia - Eucaristia

Explicação E Base Bíblica

O Senhor Jesus instituiu duas ordenanças, quais chamamos de sacramentos. Já discutimos o batismo, e o presente assunto: a Ceia - Eucaristia. O Batismo é algo que acontece uma vez na vida de um cristão. A ceia, por outro lado, é algo que deve ser praticada repetidamente por toda a vida.

A. Precedentes na história da redenção.

Em Mateus 26.26-29 Jesus institui a ceia do Senhor:

"E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai."

Afirmação de Paulo: "Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha."

Comeram e beberam na presença de Deus no velho testamento também (Êxodo 24:9-11)

Quando entregavam o dízimo comiam diante de Deus. (Deutoronômeo 14:23, 26)

B. O significado da ceia do Senhor.

1. A morte de Cristo.

(I Coríntios 11:26) Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

2. Nossa participação nos benefícios da morte de Cristo.

(Mateus 26:26)E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

3. Alimento Espiritual.

(João 6:53-57)

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

(Este comer e beber não é literal).

4. A unidade dos cristãos.

(I Coríntios 10:17)Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.

(Nota o amassar das uvas e o moer da farinha de trigo)

5. Cristo afirma o Seu amor por mim.

Sou lembrado com a repetição desta cea que Cristo me ama e Ele me chamou para esta unidade.

6. Cristo afirma que todas as bênçãos da salvação estão reservadas para mim.

A ceia é algo que me dá esperança da banquete nos céus. (a promessa de ceiar com o Pai - Mateus 26:29)

7. Eu afirmo a minha fé em Cristo.

Eu o faço porque tenho fé nestes princípios.

O que estou dizendo ao tomar esta ceia. Eu tomo a ceia para dizer que eu creio neste corpo e vivo a vida deste corpo e morro junto a este corpo e ressicito junto a este corpo. Estou unído por ter fé em minha participação da vida da igreja através a minha salvação e o meu compromisso com cristo e sua igreja.

C. Como Cristo está presente na ceia do Senhor?

1. A posição católica: transubstanciação.

"ex opere operato" ou "realisado por obras"

O Pão torna se realmente o corpo e o vinho se torna realmente o sangue...

Só um sacerdote.

JESUS - "Este é o Meus corpo... Eu sou a videira...

2. A posição Luterana: “em, com e sob”.

A questão que Lutero coloca é que o pão é pão, e o corpo literalmente se materialisa em meio do pão, ou seja; em, com e e sob o pão como água em uma esponja... a água está na esponja mas nem por ist aesponja é água. Outro exemple que o Lutero usa é a Alma e o corpo... Pão, vinho e Jesus (o seu corpo).

Apoio a esta idea: I Coríntios 10:16

Contra: João 16:28 e João 17:11

3. O restante das igrejas protestantes: presença simbólica e espiritual de Cristo.

D. Quem deve participar da ceia do Senhor?

(I Coríntios 11:29-30) Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

Não Batizados. Se impedmos alguém de participar com a ceia por não ser batizado estamos declarando que este não é parte do corpo:

(I Corintios 10:17) Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.

As objeções aparecem em ambas as situações. você poderia dizer que tudo indica que um ou outro seja correto. mas sem fundamento concreto somos livres; cada um deve buscar e (com temor) viver segundo a revelação que lhe é concedido pelo Espírito Santo de Deus.

O principal requisito é o auto-exame:

(I Coríntios 11:27-29)

Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.

Discernir o corpo?

Eram egoístas, inconsiderados... discernir é (I Coríntios 10 17) Não reconhecer e considerar uns aos outros.

Beber e comer indignamente?

Estar em desunião. A ceia é uma expressão de unidade... como expressar isto se estamos divididos?

podemos pegar o que se diz da oferta:

(Mateus 5-23-24) Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

E. Outras questões.

Quem deve ministrar? As escrituras não esclarece. Jesus já ministrou... participamos... os participantes devem apenas seguir as últimas questões que discutimos. Igual na unidade... Deus considera todos de igual valor... o mais lider não é mais unido á Deus... O problema de dizer que somente os pastores e lideres podem ministrar a Eucaristia (ou a ceia) é que primeiro isto não está escrito na palavra e segundo isto alimenta o conceito de ambição de igrejas. Quando colocamos as pessoas em uma posição de "santissimo" na igreja estamos criando o pensamento de que os pastores e lideres são mais santos que o povo. Na verdade, O pastor e qualquer outro ministro e irmão, por mais separado que ele possa parcer que seja, é tão necessitado de uma prestação de contas e de se colocar diante de um analise do Espírito Santo quanto qualquer outro. Os Pastores e líderes simplesmente têm mais maturidade para lidar com questões de princípios.

A pessoa que está ministrando a Eucaristia deve ser uma pessoa que conhce os princípios o suficiente para informar os demais sobre os perigos de tomar a ceia indingamente e estabelecer para estes a necessidade do auto-análise necessário para se preparar para expressar este sacramento.


Com que freqüência? As escrituras não esclarece. Jesus disse que toda vez que comer o pão e beber o calice... No sentido literal você teria que fazer uma vez por ano sendo que esta é a freqüência em que se celebrava a páscoa (a celebração que estava em progresso durante a última ceia de Jesus com seus discípulos.

Mas podemos limitar a ceia a esta celebração? Será errado praticar a União e comunhão da igreja, lembrar de Cristo, recordar a sua morte, e desfrutar dos benefícios com mais freqüência do que de ano em ano? Se praticarmos ao pé da letra (os detalhes de tempo e elementos - que é a última pergunta) teremos que retornar a praticar toda a lei. O livro de Gálatas esclarece que isto não é possível, então pela graça ouvimos e cremos e segundo a revelação de cada um e aproximamos do trono da graça a fim de vivermos a esséncia e os princípios. As práticas em si devem ser observadas cada um segundo o melhor entendimento das escrituras; com sensibilidade e iberdade em Jesus.



Pode sustituir os elementos?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home