Tuesday, January 16, 2007


A Palavra de Deus

Quais as diferentes formas da palavra de Deus?

Explicação e base Bíblica

Na bíblia vemos a frase "A Palavra de Deus" com vários sentidos que logo no início deste estudo devemos estabelecer.

A. “A palavra de Deus” como pessoa: Jesus Cristo

As vezes a bíblia refere-se ao Filho de Deus como "a palavra de Deus".

Apocalipse 19:13 "E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus".

João 1:1 "NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus".

E no versículo 14 "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade".

Mesmo que estes três trechos são os únicos que se refere ao Filho como a "Palavra" ou o "Verbo", indica-se que Jesus, o Filho de Deus é especialmente o membro da trindade que expressa ou comunica o carater e a vontade de Deus para nós.

B. “A Palavra de Deus” como comunicação verbal de Deus

1. Os decretos de Deus.

Salmos 33:6 se refere ao acontecimento de Genesis 1:3 - "Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.

Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos".

Hebreus 1:6 "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles".

(Leis de arbitro (moral) e Leis de conseqüencia (física) - C. Finney)

2. Palavras de Deus de aplicação pessoal. (Deus fala diretamente ao homem)

Exemplos da Palavra de Deus de aplicação pessoal.

a. Genesis 2:16-17 - A ordem de Deus para Adão, Que não comessem da arvore...

b. Genesis 3:16-19

c. Ex. 20:1-3

d. Mateus 3:17

Aqui estão poucos dos muitos exemplos da Palavra de Deus sendo trazida para aplicação pessoal. Não crer ou obedecer estas palavras significa não crer em Deus ou desobedecer a Ele e significa cometer pecado.

Estas palavras de Deus podem ser consideradas também como palavras humanas por serem proferidas em linguas que os homens compreendem emediátamente quando faladas.

Mesmo assim não podemos diminuir ou menosprezar a Palavra de Deus por este fato, estas palavras possuem a autoridade do próprio Deus portanto desobedecê-las será desobediência ao próprio Deus.

3. Palavras de Deus comunicados por lábios humanos. (Deus fala atravês o homem)

Isto nao significa que toda vez que um homem diz estar falando a palavra de Deus, ele deverá ser obedecido. Existem forma colocadas pela própria Bíblia para saber distinguir e discernir quando alguem está de fato trazendo algo que Deus disse. O que Deus fala, seja através de homens ou qualquer outro meio deve ser obedecido.

Entendendo isto e também que embora seja palavra humanas e faladas em linguas humanas por pessoas comuns, a sua autoridade e veracidade não sofrem nenhuma reduçaõ; ainda são inteiramente palavras de Deus. Em Deutoronomio 18:18-20, Deus disse a Moises: "Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele. Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá".

Segue uma lista de trecho onde Deus põe a sua palavra na boca dos homens.

Jeremias1:7,9

Exodo 4:12

Nehemias 22:38

I Samuel 15:3; 18:23

I Reis 20:36

II Crónicas 20:20; 25:15-16

Isaias 30:12-14

Jeremias 6:10-12; 36:29-31

Assim as palavras de Deus comunicadas por lábios humanoseram consideradas por terem a mesma autoridade que a Palavra de Deus. Não dar crédito ou desobedecer tais palavras significa desobedecer ao próprio Deus.

(Em questão da credibilidade dos homems que trazem tais palavras, o novo testamento nos ensina como perscrutar juntos e julgar palavras).

4. Palavras de Deus em forma escrita (a Bíblia).

O Primeiro exemplo da palavra de Deus em forma escrita que temos em registro é o das

tábuas de pedra onde foram esctritos os des mandamentos. Exodo 31:18 "E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus".

Exodo 32:16; "E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas".

Exodo 34:1,28

"ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.

E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte".

"E esteve (Moisés) ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos".

I Coríntios 14:37 "Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor".

Precisamos da palavra escrita para preservar a integridade do que fora dito por Deus para todas as gerações. Assim se preserva a assecibilidade confiabilidade, eficácia da forma em que foram faladas quando são escritas.

"O povo sem profecia perece".

Nós carecemos, necessitamos profundamente a palavra de Deus. Sem a palavra de Deus há morte espiritual e decadência em nossas vidas. A direção de Deus nos leva a tomar boas direções para as nossas vidas e viver a plenitude do evangelho.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home