Wednesday, December 05, 2007

Adoção



Adoção de uma criança tem em si uma explicação que ajuda a entender o seu significado no sentido espiritual.

Aurélio: Adoção - aceitação voluntária e legal de uma criança como filho.

Adotar - (entre outros) perfilhar - legitimar

Uma criança nascida em uma família, que por razões de insuficiência para poder nutrir, educar e criar uma criança, perde esta responsabilidade pela criança. Então uma família adequada, que possa oferecer as condições para prestar estes cuidados necessários, assume tal responsabilidade.

Em uma adoção legitima, a criança passa receber os direitos de um filho biológico, e participa com a herança dos filhos.

como descreve o dicionário Aurelho: legitimar. Ele se torna legitimo.

(João 1:12-13) - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Grudem diz: "podemos definir a adoção da seguinte maneira: adoção é um ato de Deus por meio do qual ele nos faz membros de sua família".

A princípio somos filhos da desobediência e da ira:

(Efésios 2:1-3) - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados; Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da

desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Fazíamos parte de uma família incapacitada de nos nutrir e de cuidar da nós e nos criar em saúde..

Fomos adotádos assim recebendo os direitos e a herança dos filhos de Deus.

(Romanos 8:14-17) - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus; Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai; O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Também passamos a ser família. Filhos da promessa.

(Romanos 9:7-8) - Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência; Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.

Deus poderia muito bem ter nos dado apenas a regeneração e justificação.

Recapitule comigo:

REGENERAÇÃO: Tornar a ser espiritualmente saudável e vivificados, capaz de ouvir a Deus, receber a sua palavra e arrepender; capaz de adorá-lo

JUSTIFICAÇÃO: por Jesus ter oferecido por nós um sacrifício propício para nos justificar do nosso pecado, o Pai nós ver através desse sacrifício como justos.

FÉ SALVÍFICA: A fé concedida pelo Senhor que nos dá a condição de adreditar e confiar em nossa salvação em Jesus cristo.

No processo da restauração do homem vem a fé salvífica; e é aqui que nos é oferecida esta dádiva de Deus. (Gálatas 3:26-27) - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo

Deus demonstra para nós o seu amor profundo, como se Ele quisesse dizer 'não basta apenas te deixar como os anjos, espiritualmente saudáveis e justos. Quero que você tenha o direito legal de me chamar ABA PAI! Paizinho.

Quero que você tenha a promessa dos meus filhos e a certeza de uma herança. Quero que você seja minha família.

É facil quando um homem como o bom samaritano encontra uma pessoa nececitada e oferece o preço necessário para resturar este individuo. Este ato não é o mais profundo compromisso. Imagine você numa situação destas; você encontra um conhecido que estava totalmente abatido e precisando de cuidados intensivos. Então você oferece pagar o preço necessário para a restauração deste. E depois. Assim que o homem estiver no lugar de sua restauração você poderá se despreocupar e seguir o seu caminho.

Deus fez diferente. Ele fez um compromisso eterno com você. Ele disse - Além de te restaurar, regenerar, justificar, Eu faço um compromisso eterno com você; Te quero como Meu Filho.

Deus não apenas pagou um preço; Ele te comprometeu a Sua eternidade; Ele fez um compromisso de estar com você por toda eternidade. Por mais que sejamos falhos, Deus escolheu ter-nos do seu lado por toda eternidade.

Um dos benefícios mais importantes de ser adotado, é que o coração de Deus está voltado para nós como filhos.

O grudem alista vários trechos bíblicos que mostram os benefícios de um filho:

O pai:

Ama

Cuida

Entende

Presenteia

Concede o Espírito Santo

Deixa herança no céu

Dá liberdade

Perdoa

Trechos:

Salmos 103:13-14

Mateus 6:9-12,32 7:11

Lucas 11:13

João 1:9 3:1,19-22

Romanos 8:14-17

Gálatas 4:7 6:7

Hebreus 1:14 12: 5-7,10

Apocalipse 2:26-27 3:21

Como você pode ver no estudo abaixo (construindo pessoas e não apenas ministérios): tudo que Deus faz para nós é para nos estruturar em família. O sacrifício de Jesus foi unicamente para trazer a comunhão que Deus desfruta na sua trindade, e plantar esta comunhão de um amor perfeito em maio a homens imperfeitos. Ele tem o alvo de estabelecer o amor e a comunhão em uma família que ele estabeleceu no mundo; E que isto venha trazer frutos eternos quando passarmos deste mundo para a vida que esperamos no céu.

Labels:

2 Comments:

Blogger Robson Evandro said...

Graça e Paz amado Irmão. Precisa Aparecer aqui em Itajubá estamos com muitas saudades de voçê e sua família. Deus está estruturando minha família e após ler seu texto tive a confirmação que precisava... Abraço

5:33 AM  
Blogger Barbara Sancho said...

Ei maninho!!!!!!
Posta mais, é tão edificante isso aqui!!!!!!

9:49 AM  

Post a Comment

<< Home